domingo, 18 de junho de 2017

CASA COR SP 2017: conheça alguns ambientes

|| ||
"Jardim Deca" ambiente projetado pelo paisagista Alex Hanazaki.

A CASA COR é a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Todos os anos, o evento reúne renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas em 20 estados brasileiros e 6 países (Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e EUA, especificamente em Miami).

Basicamente, a CASA COR seria como a semana de moda, só que na área de arquitetura (decoração).

"Jardim Deca" ambiente projetado pelo paisagista Alex Hanazaki.

Como faço todo ano, visitei à CASA COR SP e separei alguns ambientes para fazer o post. O critério usado foi: coisas que me chamaram bastante atenção por algum motivo, portanto os ambientes que estão aqui não necessariamente foram os melhores ambientes, na minha opinião.

A verdade é que todos os ambientes eram incríveis e era muito difícil escolher o preferido, então para não fotografar tudo, estabeleci um critério e fotografei.


CASA DO BOSQUE, de Olegário de Sá e Gilberto Cioni


Nessa cozinha o que eu mais gostei e achei tendência foi esse painel de led ao lado de uma parede de pedras. Demais.


Nesse banheiro, dos mesmos arquitetos, novamente o que eu mais gostei foi a parede de pedras. Eu achei essa parede de pedras sensacional, achei que trouxe um ar de casa no meio da floresta, simplesmente amei. As plantinhas ali contribuíram muito para reforçar esse ar de casa na floresta #AcheiTendência


EXPERIÊNCIA ORNARE, de David Bastos - 


Muito difícil escolher entre tantos ambientes incríveis, mas esse foi um dos meus dois ambientes preferidos. Um closet todo rosinha projetado pelo arquiteto David Bastos. Não tenho nem palavras, apenas sensacional.

Fiquei longos minutos namorando esse ambiente.



CASA COSMOPOLITA COSENTINO, Paola Ribeiro - 


Meu ambiente favorito junto com a "Experiência Ornare", de David Bastos. Não tenho nem o que falar. Simplesmente minha biblioteca dos sonhos.

A verdade é que Paola Ribeiro arrasa em qualquer projeto, não tem como não gostar de um projeto dela.


No banheiro, o que chamou minha atenção foi o fato da arquiteta ter optado por 2 espelhos ao invés de um espelho que ocupasse toda a parede e a estante embutida na parede ao lado da bancada. Achei uma ideia maravilhosa por ser prática. Mulheres costumam ter muitos produtos de beleza, que geralmente ficam em cima da bancada, não ficando legal visualmente. Para que a beleza e a organização da bancada sejam mantidas, nada como uma estante para salvar.

Achei que foi muito prático, porque fica ao lado da pia, então precisando, é só pegar ali, não precisa deslocar-se até outro ambiente para pegar os produtos.


CASA GRAFISMO, de Leo Shehtman - 


"Os opostos de atraem e se completam" esse foi o conceito que o arquiteto escolheu seguir em seu ambiente. Trabalhando com jogos de sombra e luz, preto e branco, presença e ausência, claro e escuro, o ambiente de Shehtman foi um dos grandes destaques da CASA COR 2017.

Por seguir uma linha punk, destoando da maioria dos ambientes que seguia outro padrão, esse ambiente, junto com a "Suíte Black" de Gustavo Neves, foi um dos poucos ambientes autênticos, dando a Shehtman e Neves maior destaque.


LOUNGE DOS LOFTS, de Maurício Karam


O que mais me chamou atenção nesse ambiente foi o papel de parede imitando pele de cobra. Nunca tinha visto nada parecido, achei bem perua e super legal.


LOFT SP, de Studio 011


Fotografei esses detalhes por achar que são bonitos e fáceis de usar como referência na própria (minha) decoração.


LIVING INTERATIVO, de Bárbara Jalles - estante 



Achei muito legal a escultura de um rinoceronte bem no meio da sala, achei diferente. E sobre a estante com um sofazinho de descanso: não estou sabendo lidar.


ESTÚDIO COM PÓRTICO, de Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz - 


Reprodução/site bangalow

Foto com qualidade ruim porque tirei foto da foto no anuário da CASA COR
Reprodução/site bangalow
Reprodução/site bangalow
Fotos tiradas por mim
Eu amei muito os detalhes do projeto. O espaço desses arquitetos foi um dos melhores, na minha opinião, porque eles usaram bonecos e objetos coloridos para tirar um pouco da seriedade dos ambientes, deixando-o mais jovem.


LOFT ROMANOV, de Suite arquitetos - 



Amei o design dos móveis do banheiro, a disposição e a cor, o preto combinou muito. E o que falar desse quarto todo rose? Pirei legal dentro desse ambiente. Eu super viveria em um lugar assim. Amei tudo.


ESTÚDIO BOSSA, de Marlon Gama


Juntando morar. receber e trabalhar, o arquiteto criou esse ambiente espetacular, rico em detalhes e muito aconchegante. Misturando coisas e cores improváveis, Marlon conseguiu unir elegância com tradição (diz se a parede verde, os quadrinhos e a prateleira não é muito casa de avó).

Não consigo me decidir se o mais incrível foi o pebolim dividido os ambientes ou se foi a parte do quarto em um todo.


SUÍTE MÁSTER, de Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães


O destaque no ambiente foi essa quadro e a forma como foi pendurado. Nunca tinha visto nada parecido e achei incrível a ideia. Isso é ser arquiteto, explorar a criatividade. Parabéns aos arquitetos.


ATELIÊ, de Très arquitetura - 


Com cores terrosas, copa e lareira, esse ambiente projetado por Fernanda Moraes, Fernanda Tegacini e Nathalia Mouco é meu outro ambiente favorito.

Tenho paixão por estantes, então quando entrei nesse ambiente fiquei deslumbrada.  Essa estante corresponde (e ultrapassa!) todas as minhas expectativas, não tenho nem palavras para definir esse projeto. "Lindo", "maravilhoso", "incrível" é pouco.


PÁTIO DAS TABOCAS, de Alexandre Furcolin


Ambientes que não apareceram no post, mas merecem destaque:
- Casa de vidro Renault, de Alexandre Dal Fabbro (★),
- Espaço dos convidados, de Denise Barretto,
- Cozinha industrial, de Érica Salguero (★),
- _Flat, de Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge,
- Suíte Black, de Gustavo Neves (assustador, mas autêntico. Um verdadeiro destaque, merece 5),
- Casa sustentável, de Mariana Crego (sem palavras para a cozinha que ela projetou. Merece 5),
Estúdio de leitura e degustação, de René Fernandes (a área de leitura merece 5),
Estúdio +55, de Triart Arquitetura,
Loft do designer, de Triplex Arquitetura (★),
Casa Niwa, de Yamagata Arquitetura (★).


Bem, esses foram os ambientes. Ficou interessado? Aqui estão as informações:


Para o post não ficar maior do que já está, decidi dividir em dois: esse post com os melhores ambientes e um outro post só com detalhes das decorações dos ambientes, que irá ao ar dia 20/6. Fiquem de olho no blog para conferir a continuação, garanto que irão amar!


| Todas as fotos foram tiradas por mim. As que não foram, estão creditadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário